(31) 3201-7004
 - FIXO DA LOJA
(31) 98684-6732
 - VENDA DE PEÇAS
(31) 98684-6738
 - VENDAS E ASSISTÊNCIA
Informativos

Como saber se estou comprando uma balança falsificada?

Neste canal colocaremos uma série de informações que ajudarão nossos clientes a perceber se estão comprando uma balança com todas as parametrizações que o órgão INMETRO fiscalizador exige dos comerciantes.

 

Saiba como verificar se esta comprando uma balança com procedencia legal

Balanas%20falsificadas%203.jpg
Balanças falsificadas

Muitas balanças são comercializadas no Brasil de forma irregular, grande parte em sites online que comercializam produtos de terceiros, camelôs e vendedores ambulantes.

Estas balanças operam no mercado paralelo sem emissão de nota fiscal ou com nota fiscal falsa e não possuem aprovação do orgão fiscalizador Inmetro. A aquisição delas pode resultar em multas, processos e apreensão da balança pelo fiscal do Ipem ou do Inmetro.

Além disso, estas balanças podem apresentar erros de pesagem maiores ou menores do que os permitidos, o que prejudica e compromete a confiabilidade entre comerciante e cliente.

Abaixo citaremos as principais caracteristicas que distinguem balanças falsificadas e balanças legais comercializadas no Brasil:

 

1. Não deixe se seduzir pelo preço na hora de comprar uma balança, balanças falsificadas geralmente são comercializadas à preços muito abaixo dos praticados pelas principais marcas;

2. Grande parte das balanças são comercializadas com garantia de pelo menos 12 meses do fabricante, se for oferecido algo menor do que isso, desconfie;

3. Todas as balanças devem possuir uma placa de identificação contendo informações como: Marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, divisão, tara, classe de exatidão e portaria do Inmetro;

placa%20identificao.jpg
Exemplo de Placa de identificação obrigatória em balanças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Verifique se a balança esta lacrada e selada pelo Inmetro ou por alguma oficina credenciada. Balanças novas saem com Selo de Verificação Inicial, balanças que estiveram em oficinas credenciadas saem com Selo de Reparado e balanças fiscalizadas pelo Inmetro dentro dos comercios possuem Selo com Verificação do ano vigente. O lacre é importante pois provem a balança de inviolabilidade (para evitar que alguém possa adulterar o produto e causar fraude ao consumidor) e o selo para indicar não somente que produto se encontra em conformidade com a legislação, como também qual o prazo de validade da verificação efetuada.

 

balana%20parametrizada(1).jpg
Exemplo de balança com todos os parametros legais

 

  5. Por fim, pesquise bastante e procure dar prefencia pela compra em empresas autorizadas pelo IPEM no seu estado. Se estiver com alguma duvida procure a autorizada mais próxima da sua região e peça ajuda.

 

Abaixo estão algumas fontes do qual utilizamos para preparar este texto, e outras informações valiosas para veririficar a credibilidade da balança que deseja comprar.

 

Fontes: